The Best Free SEO Tools by MOZ
abril 13, 2020Ricardo Basaglia inteligência emocional
maio 4, 2020Quando alguém pesquisa seu nome no Google o seu perfil no LinkedIn, em geral, é o primeiro resultado da busca!
Se a primeira impressão for a de um perfil estático ou desatualizado, o seu LinkedIn pode estar prejudicando a sua carreira e é pouco provável que você tenha uma segunda chance.
Faça o teste agora mesmo. Dá um Google no seu nome e veja o que aparece. Seus resultados refletem a reputação que você levou anos para construir?
Goste ou não, seu nome está sendo pesquisado o tempo todo!
Quer você goste ou não, as pessoas estão pesquisando seu nome para saber mais sobre você.
- 1 bilhão de nomes são pesquisados todos os dias no Google e o LinkedIn é o primeiro resultado da busca.
- Apenas 50% das pessoas controlam seu primeiro resultado.
- Cerca de 1 em cada 4 pessoas não tem conteúdo positivo na primeira página para a pesquisa de nome do Google, pois não estão ativas no LinkedIn.
Ainda mais alarmante, 15% das pessoas têm pelo menos um resultado negativo na primeira página, o que está prejudicando a reputação.
Isso significa que, se você não estiver pesquisando e controlando sua presença online, estará perdendo oportunidades.
No mundo dos negócios marca pessoal é tudo, e tudo começa pelo seu perfil no LinkedIn!
- 94% dos profissionais de marketing B2B usam LinkedIn.
- Mais de três quartos das empresas realizam pesquisas de nome no Google para candidatos a emprego antes de conhecê-los pessoalmente.
A forma como você gerencia sua presença online no LinkedIn é essencial para sua marca pessoal e sucesso futuro. Isso é verdade se você for um estudante, um candidato a emprego de nível básico, um CEO, um empresário, um empreendedor, um executivo ou um professor.
Quer você goste ou não, as pessoas estão pesquisando você e pesquisando seu nome online. E cabe a você moldar o que eles encontram, através do seu LinkedIn, caso contrário, o seu LinkedIn pode estar prejudicando a sua carreira.
Dar um Google no seu nome é importante porque:
Considere a frequência das pesquisas online de seu nome durante sua carreira. As pessoas pesquisam seu nome informalmente porque acabaram de conhecer você ou porque estão prestes a fazer negócios – sua presença online é poderosa.
O seu perfil no LinkedIn pode determinar se você será ou não aceito ou rejeitado, se as pessoas querem ou não fazer negócios com você, e pode ajudá-lo para várias oportunidades pessoais e profissionais.
Veja algumas estatísticas para colocar isso em perspectiva:
- Estima-se que 90% dos recrutadores executivos pesquisem candidatos online antes de estender uma oferta.
- Enquanto 70% dos empregadores usam as mídias sociais para selecionar candidatos.
- E fora de suas atividades acadêmicas e profissionais, sua aparência online também afeta sua vida pessoal e de namoro.
- Entre aqueles que usam sites de namoro online, mais de 34% vão à Internet para verificar suas datas.
- Mais de 16% de todos os usuários da Internet consultaram online para obter mais informações sobre alguém com quem estavam namorando ou em um relacionamento.
As razões pelas quais você precisa pesquisar seu nome são muitas. Quer esteja à procura de ganhos na sua vida profissional, acadêmica ou pessoal – o que as pessoas encontram ao pesquisar o seu nome no Google tem a capacidade de determinar a probabilidade de um resultado bem-sucedido.
Isso não deve assustá-lo, em vez disso, deve motivá-lo a passar algum tempo criando uma identidade online no LinkedIn que mostre a sua melhor versão!
Então, como você garante que tudo pareça bacana quando todos, de empregadores a colegas, pesquisam o seu nome no Google e encontram seu perfil no LinkedIn? Comece descobrindo o que eles estão vendo.
Como meu nome aparece no Google?
Antes de tomar qualquer suposição sobre o que você precisa fazer, em termos de melhorar seu perfil no LinkedIn, você precisa procurar no Google para verificar onde está sua presença online.
Não é possível elaborar uma estratégia até que você tenha uma ideia precisa de como as coisas aparecem ao pesquisar seu nome online. Isso é algo que muitas pessoas erram, e isso lhes custa tempo e dinheiro a longo prazo.
Siga estas etapas para obter informações precisas das classificações de pesquisa do seu nome:
Saia de todas as suas Contas do Google (faça logout)
Você também pode abrir uma nova janela anônima no seu navegador. Qualquer que seja a medida que você tomar o raciocínio é o mesmo. O Google usa pesquisas personalizadas e locais quando você faz login na sua conta, por isso recomendo o logout.
Isso significa que o Google alterará um pouco as classificações de resultados de pesquisa para torná-las mais relevantes para você com base em sua localização e em qualquer informação adicional associada à sua conta do Google.
Ao sair de suas contas ou usar uma janela anônima, você estará pesquisando o seu nome corretamente. Você obterá um conjunto neutro de resultados que melhor representará sua aparência nos mecanismos de pesquisa.
Para ver o que os outros veem quando você pesquisa no Google, você deve despersonalizar sua pesquisa o máximo possível.
Digite o nome que as pessoas realmente usarão quando pesquisarem no Google
Em primeiro lugar, quando se trata de garantir que sua presença online pareça ótima quando outras pessoas estiverem pesquisando seu nome, verifique se o nome em seu cartão de visita, currículo ou portfólio profissional é consistente.
Isso torna mais fácil para as pessoas, e os mecanismos de pesquisa, conectarem todas as suas informações. Se esse não for o caso atualmente, ou se você preferir separar seu nome pessoal de seu nome profissional (por exemplo, algumas pessoas usam seu nome de solteiro profissionalmente, embora, pessoalmente e legalmente, tenham adotado o sobrenome de seu cônjuge).
Se não houver maneira de evitar vários nomes pessoais e profissionais, faça uma lista de todos os nomes em potencial que as pessoas usariam para pesquisar por você. Isso deve incluir nomes de solteiro, nomes de casados, nomes com hífen, títulos profissionais, erros ortográficos comuns para o seu nome, nomes de palco, apelidos, etc.
Depois de pesquisar, faça um comentário para revisar as listagens de resultados de pesquisa associadas a todos esses nomes. Às vezes, o conteúdo pode aparecer ou se classificar para outras variações do seu nome que você normalmente não usa. É de seu interesse obter a imagem completa de tudo o que existe sobre você online.
Se você usar vários nomes profissionalmente, agora é um ótimo momento para pensar e decidir sobre um vencedor claro. Em última análise, você deve decidir qual nome faz mais sentido para você.
Se você precisar manter vários nomes profissionalmente, poderá criar estratégias diferentes para vinculá-los ou mantê-los o mais separados possível. Se você não sabe ao certo qual nome deseja criar profissionalmente, analisar os resultados de pesquisa de cada um pode ajudar você a tomar essa decisão.
Ao seguir estas duas etapas, você poderá exibir os resultados mais relevantes e fornecer uma compreensão completa do que os outros vêem ao pesquisar on-line. Depois de revisar os resultados de pesquisa do seu nome, você pode começar a decidir em qual categoria eles se enquadram.
A partir daí, você pode desenvolver uma solução personalizada para melhorar sua marca online!
Qual é o meu tipo de reputação?
Agora que você tem uma noção dos tipos de resultados de pesquisa que as pessoas encontram ao pesquisar seu nome, é hora de identificar seu tipo.
Para ter uma ideia aproximada de sua posição, pergunte a si mesmo qual das categorias listadas abaixo melhor descreve a maioria dos resultados de pesquisa para seu nome na página 1 dos resultados de pesquisa do Google.
Se sua presença online não é tão boa, não se preocupe, você está na companhia de muitos.
A maioria das pessoas deixa o conteúdo negativo ou irrelevante dominar a primeira página dos resultados de pesquisa do Google para o seu nome. No entanto, você não quer ficar nessa categoria por muito tempo.
Para aqueles que já têm uma presença online forte e positiva – parabéns! Mas você ainda precisa ativamente manter e construir para tirar o máximo proveito dela.
Veja abaixo os 4 tipos mais comuns de presença no online que você encontrará ao pesquisar seu nome:
1. A Reputação Online Negativa
Esta é a categoria mais indesejável para se encontrar, porque significa que você tem um ou mais resultados negativos representando você. Provavelmente você não tem um perfil campeão no LinkedIn e/ou não é ativo na maior rede social profissional.
Esta categoria não é reservada apenas para criminosos e políticos. No mundo atual de compartilhamento anônimo, tornou-se perturbadoramente fácil ter algo online afetando sua vida.
Em apenas uma atualização de status, foto marcada ou postagem no blog de um ex ou ex-funcionário descontente, sua presença online pode cair de um “A+” para um “D-” em um piscar de olhos. Alguns tipos comuns de resultados negativos que podem danificar seu nome online incluem exemplos de:
- Uso de drogas como diversão
- Uso de álcool ou abuso de álcool
- Conteúdo sexualmente explícito, nude ou sexualmente sugestivo
- Linguagem não-profissional e habilidades de comunicação
- Comportamento não profissional
- Comportamento Criminoso
- Bullying, comportamento violento ou agressivo
Quando as pessoas que você deseja impressionar estão pesquisando seu nome online, não as deixe ver nenhuma informação desse tipo. Este é o tipo de conteúdo que vai te afastar de negócios, empregos, parcerias e muito mais.
Preste especial atenção a todos os resultados de pesquisa encontrados para o seu nome que se enquadram nessa categoria, para que você possa priorizar o tratamento desses resultados primeiro.
Tente pensar no que um chefe, cliente ou parceiro diria se visse esse conteúdo sobre você. Mesmo quando você publica coisas em mídias sociais que acha particular, há sempre a chance de ser exposto.
Trate a internet como se fosse um fórum público, mesmo que suas configurações de privacidade estejam em alerta máximo. Além de publicar conteúdo acidentalmente que pode acabar prejudicando você, há também outros resultados de pesquisa comuns publicados por outras pessoas que afetarão negativamente sua presença on-line.
Quando alguém pesquisa seu nome online, os seguintes pontos podem prejudicar a formação de opinião sobre você:
- Registros criminais
- Declarações que revogam seu licenciamento profissional
- Documentos judiciais
- Comentários ruins dos funcionários
- Comentários ruins de clientes
- Sites / blogs
Infelizmente, há uma série de maneiras que seu nome pode ficar manchado online. Alguns desses ataques podem vir involuntariamente, enquanto outros estão enraizados em uma fonte externa. Não importa o tipo de resultado de pesquisa negativo, o resultado é provavelmente o mesmo.
Uma reputação online negativa desencoraja as pessoas a construírem ou aprofundarem um relacionamento com você e impede que elas o considerem para novas oportunidades, pois isso afeta a sua marca pessoal.
Como melhorar o que as pessoas encontram ao pesquisar seu nome se você tem uma reputação negativa on-line:
Identifique os resultados negativos da pesquisa. Verifique os resultados de pesquisa atuais do seu nome e identifique aqueles que são potencialmente prejudiciais a você.
Remova tudo o que você puder. Analise e remova todas as mídias sociais e conteúdos online que você controla.
Crie uma estratégia que crie sua presença online no LinkedIn para suprimir esses resultados negativos. Aprenda como assumir o controle de seus resultados e mostrar conteúdo positivo sobre você no LinkedIn.
Lembre-se de continuar com isso e de que essas etapas funcionem em conjunto ao tentar melhorar a aparência online.
2. A Reputação Online Irrelevante
Uma presença online irrelevante geralmente consiste em resultados de pesquisa completamente desatualizados que não têm muito a ver com quem você é agora ou com seus objetivos profissionais atuais.
Por exemplo, em vez de resultados de pesquisa que demonstram que você é um dos profissionais mais respeitados e ativos no seu mercado dentro do LinkedIn, as pessoas que pesquisam seu nome verificaram que você terminou em 120º em uma corrida de 5k há 10 anos e que morou em uma cidade pequena em 2010. Qual a utilidade dessas informações para a sua marca pessoal?
Claro, isso não parece ser particularmente prejudicial para você – e definitivamente não desencorajará novos parceiros de negócios, mas ainda não é o ideal e é uma enorme oportunidade perdida.
Se essas informações forem mais relevantes no resultado da busca do Google do que as informações atualizadas sobre você no seu perfil do LinkedIn, provavelmente você está bloqueando novas oportunidades. Quando se trata de pesquisar seu nome online, os usuários devem ver instantaneamente informações sobre aquilo que você faz enquanto profissional, recomendações de clientes, entrevistas ou artigos que você criou.
Esse é o tipo de informação que deve aparecer primeiro ao pesquisar seu nome. Embora os resultados de pesquisa que classificam para alguém com uma reputação online irrelevante sejam tipicamente inofensivos por natureza, eles estão realmente prejudicando a sua marca pessoal.
Se as pessoas que pesquisarem você não encontrarem informações de contato atuais ou não virem o histórico de seu trabalho no seu perfil do LinkedIn, isso estará prejudicando suas oportunidades de negócios. Uma presença online irrelevante no LinkedIn é tão perigosa quanto negativa!
Como melhorar o que as pessoas encontram ao pesquisar seu nome se você tem uma marca pessoal irrelevante:
Analise os resultados da pesquisa para o seu nome. Verifique os resultados de pesquisa atuais de seu nome e identifique aqueles que são irrelevantes ou neutros com relação a sua localização profissional e aonde você gostaria de estar.
Comece o processo de remoção. Remova todas as mídias sociais e o conteúdo online que você controla que não se encaixam em seus objetivos pessoais e profissionais.
Construa uma marca pessoal relevante no LinkedIn. Crie uma estratégia que combine otimização de mecanismos de pesquisa com as práticas recomendadas para marcas pessoais. Use essas técnicas para otimizar as propriedades existentes que você controla e criar novas. Essa é a melhor maneira de criar uma marca pessoal relevante e de alta qualidade que as pessoas encontram ao pesquisar seu nome online.
Tornar sua presença on-line mais relevante exige algum trabalho, mas não é impossível. Use as ferramentas e os recursos à sua disposição para construir sua presença online por meio do LinkedIn.
3. A Reputação Online (Esse não sou eu)
Neste caso, a sua reputação online é dominada por outras pessoas (ou talvez uma pessoa famosa) com o mesmo nome. Na melhor das hipóteses, seu nome gêmeo impede que os pesquisadores encontrem informações significativas online (o que não é o ideal).
Na pior das hipóteses, o pesquisador irá se confundir ao pesquisar seu nome online. Isso significa que a pessoa que está pesquisando seu nome pode confundir as realizações dessa outra pessoa, problemas legais ou outros comportamentos ruins com os seus.
As pessoas de RH têm um período de tempo limitado para rastrear possíveis candidatos e passá-los para a próxima etapa do processo de seleção. Uma situação “Esse não sou eu” pode facilmente fazer com que você seja rejeitado antes que o processo comece.
Não apenas a situação “Esse não sou eu” é frustrante, mas está prejudicando ativamente você e suas chances de oportunidades de crescimento pessoal e profissional.
Felizmente, há etapas altamente segmentadas que você pode seguir além do tradicional. Você verá mais dicas para esse cenário abaixo na seção sobre como controlar seus resultados do Google através do LinkedIn.
Como melhorar o que as pessoas encontram quando pesquisam seu nome, mas outra pessoa está aparecendo em seu nome:
Pense na sua marca pessoal. É um problema o que essa outra pessoa construiu e otimizou completamente para o nome dela (seu)? Ou é que você não se preocupou em criar uma marca pessoal no LinkedIn para que eles não tenham concorrência? Você precisa do mesmo nome que essa outra pessoa? Os resultados da pesquisa são menos competitivos se você usar seu apelido ou adicionar seu nome do meio ao seu nome? Faça uma pesquisa sobre a variação mais viável do seu nome – ou seja, a versão do seu nome que enfrentaria a menor quantidade de concorrência.
No meu caso, como existem muitos “Daniel Vargas”, passei a usar em todas as minhas redes sociais, cartões de visita, assinatura de e-mail e, principalmente, em meu perfil do LinkedIn, o meu nome completo: Daniel Vitola de Vargas. Dessa forma, estou educando o mercado a buscar o meu nome completo. Isso é garantia de que só meu nome completo será buscado? Não exatamente, mas faz parte da construção da minha marca pessoal através do LinkedIn.
Otimize sua marca em torno dessa nova versão do seu nome. Depois de encontrar a melhor opção, comece a otimizar sites e perfis existentes que você controla para o seu nome. Comece a construir novas fontes da web, praticando SEO pessoal e construindo novas fontes da web também. Não se esqueça de integrar essa nova versão do seu nome em seus cartões de visita, currículo e endereço de e-mail. Não deixe que esse trabalho duro seja desperdiçado, fornecendo aos contatos informações desatualizadas sobre seu nome completo.
4. A Reputação Online Positiva
Esta é a presença online ideal para a qual você está indo. Uma presença online positiva no LinkedIn consiste em uma combinação de fontes que você controla, bem como em outros sites de alta autoridade (que são bem respeitados) que o apresentam de maneira positiva.
Se você mesmo procurar no Google e os resultados que surgem são relevantes, positivos e de alta qualidade, então você pode se considerar sortudo. No entanto, a coisa mais importante a lembrar é que isso requer gerenciamento ativo.
Mesmo se você não tiver que fazer muito no gerenciamento até este ponto, chegará o dia em que alguém que compartilha seu nome decidirá praticar isso sozinho ou alguém escreverá algo desagradável sobre você ou seu nome gêmeo.
Se você tem uma presença online positiva no LinkedIn, cabe a você manter as coisas dessa maneira otimizando e ativando o seu perfil seguindo as práticas recomendadas para SEO.
Você também precisa publicar regularmente conteúdo original e de alta qualidade para manter seu público envolvido.
Isso serve para o duplo dever de manter suas fontes atualizadas, protegendo-se de uma ameaça futura à sua aparência online.
Como melhorar, ainda mais, o que as pessoas encontram quando pesquisam seu nome se você tem uma reputação online positiva:
Dê um Google no seu nome. Verifique os resultados da pesquisa atual para o seu nome. Anote todos os resultados de pesquisa positivos, negativos e irrelevantes. Mesmo que a maioria dos resultados seja positiva e relevante, você também deve observar os resultados de pesquisa que você pode controlar e os publicados por outras partes.
Otimize sua marca pessoal no LinkedIn. Mesmo que você esteja em um ótimo local com sua presença online no LinkedIn, isso não garante que suas fontes sejam realmente otimizadas. Talvez você tenha um nome único e nunca tenha sido publicado nada negativo ou indesejado sobre você. Se este for o caso, é fácil não fazer nada. Não, essa não deve ser a sua escolha!
A única maneira de se proteger das ameaças no futuro é preparar-se hoje. A única maneira de fazer isso é seguir as práticas recomendadas para o seu perfil LinkedIn. Comece revendo seus perfis de mídia social para que eles sejam relevantes, atuais e de alta qualidade. Siga as práticas técnicas de SEO para o LinkedIn em termos de como seu perfil é estruturado. Depois de concluir, certifique-se de que suas fontes estejam alinhadas com sua marca pessoal e metas profissionais.
Seja ativo no LinkedIn. Depois de otimizar ativamente sua marca pessoal existente, cabe a você proteger-se – e até mesmo criar novas oportunidades criando e compartilhando consistentemente conteúdo original de alto valor. Você também precisa cultivar ativamente um público interessado e comprometido com seu trabalho. Fazer networking pelo LinkedIn vai ajudá-lo a se destacar na multidão, além de ser considerado quando uma oportunidade surgir.
Como assumir o controle dos seus resultados do Google
Os resultados do Google que as pessoas encontram ao pesquisar seu nome têm o poder de determinar os resultados reais. Por isso, você precisa gerenciar ativamente sua presença no LinkedIn, independentemente do seu tipo de reputação online.
Lembre-se de que a melhor maneira de controlar seus resultados do Google é:
- Verificar e auditar os resultados da pesquisa.
- Remover todo o conteúdo negativo ou irrelevante.
- Criar uma presença ativa, informativa, profissional e envolvente no LinkedIn.
- Cultivar e interagir com seu público e comunidades online.