Como julgar o valor de uma palavra-chave

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Como julgar o valor de uma palavra-chave

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Como julgar o valor de uma palavra-chave

Quanto vale uma palavra-chave para o seu site?

Vamos supor que  você possui uma loja de sapatos on-line.  Você faz mais vendas para visitantes que estão a procura de “sapatos marrons” ou “botas pretas”? As palavras-chave que visitantes digitam em mecanismos de busca estão frequentemente disponíveis para webmasters e por meio deferramentas de pesquisa de palavras-chave que nos permitem mapear essa informação (inclusive de sites concorrentes).

No entanto, essas ferramentas não podem nos mostrar diretamente o quão importante e qualificadas essas palavras são para o tráfego que você quer gerar para o site. Mesmo que você esteja recebendo muitas visitas para uma determinada palavra-chave, entender se ela está trazendo as pessoas certas e corroborando para as vendas é um processo que exige um pensamento analítico sob os dados. 

Assim, para entender o valor de uma palavra-chave precisamos entender os nossos próprios websites, formular hipóteses e testes – e repeti-los até encontramos um padrão.  

O processo básico para avaliar o valor de uma Palavra-Chave

A) Comece perguntando a si mesmo:

  • A palavra-chave é relevante para o conteúdo do seu site?
  • Será que os usuários encontram o que estão procurando no seu site quando pesquisam usando essas palavras-chave?
  • Eles ficarão felizes com o que encontram?
  • Será que o tráfego vindo dessas palavras chave  resultará em resultados financeiros ou outros ganhos estratégicos para sua empresa?

Se a resposta a todas estas perguntas é “Sim!”, em seguida, prossiga para o próximo passo.

B) Procure o termo ou frase nos principais mecanismos de busca

Compreender quais sites já ranqueam bem para a palavra-chave em foco lhe dá informações valiosas sobre a competição para aquele termo – e também o quão difícil será se posicionar para aquela palavra.

Você notou anúncios pagos no topo da pesquisa orgânica para essa palavra chave?

Normalmente, muitos anúncios pagos para uma palavra chave significa que esse termo possui um alto valor, lucrativa e mais propensa a conversão.

C) Teste uma campanha no Google AdWords ou Bing Adcenter

Se o seu site não está bem ranqueado para aquela palavra-chave, você ainda pode realizar  uma campanha de teste para ver o quão bem ele converte. No Google Adwords, escolha “correspondência exata” e aponte o tráfego para uma página relevante em seu site. Rastreie impressões e taxa de conversão ao longo de, pelo menos, 200-300 cliques.

Usando os dados que você coletou e determine o valor exato de cada palavra-chave:

Por exemplo, suponha que a sua pesquisa nos ads tenha gerado 5.000 impressões em um dia, dos quais 100 visitantes vieram a seu site e três converteram.  Isso gerou um lucro total (não a receita!) de R$ 300. Neste caso, um único visitante para essa palavra gera um retorno de R$ 3 para o seu negócio.

Essas 5.000 impressões em 24 horas poderiam gerar uma taxa de click- through entre 18-36% com um ranking # 1, o que significaria 900-1800 visitas por dia, a R$3 cada um, ou entre 1 e 2 milhões de reais por ano.  Não é surpresa o porque das empresas amarem marketing de busca!

D) Compreenda a Cauda Longa

Voltando ao nosso exemplo on-line loja de calçados. Seria ótimo classificar a palavra-chave “sapatos” para  primeiro lugar do Google, não é?

É maravilhoso lidar com palavras-chave que têm 5.000 buscas por dia – ou até mesmo 500 buscas por dia. Mas, na realidade, estes termos de busca populares representam menos de 30% das pesquisas realizadas na web. Os outros 70% giram no que é chamado de “cauda longa” da pesquisa. A cauda longa contém centenas de milhões de pesquisas bastante específicas que podem ser realizadas apenas algumas vezes em um determinado dia. Mas, quando analisadas em conjunto, constituem a maioria do volume de pesquisa do mundo.

Outra lição que aprendi é que palavras-chave de cauda longa muitas vezes convertem melhor, porque elas pegam as pessoas mais avançadas no ciclo de compra – também chamado de funil de vendas. Entenda melhor o Funil do Marketing aqui

Uma pessoa à procura de “sapatos” está, provavelmente, navegando, e não está pronta para a compra ainda. Por outro lado, alguém procurando por “melhor preço do nike air force tamanho 42” praticamente está com sua carteira na mão!

E) Conheça Ferramentas de Pesquisa De Palavra-Chave

Onde é que conseguimos todo esse conhecimento sobre a demanda de palavras-chave e referências de palavras-chave? A partir de fontes de pesquisa como estas:

O Google AdWords Keyword Planner é um ponto de partida  para a pesquisa de palavras-chave focada em SEO. Ela não só sugere palavras-chave e fornece o volume de pesquisa estimado, mas também prevê o custo de campanhas pagas para estes termos.

Para determinar o volume para uma determinada palavra-chave, certifique-se de definir o tipo de correspondência [exata] e procure sob pesquisas locais mensais. Lembre-se que estes representam um total de pesquisas. Dependendo do seu ranking e a taxa de click-through, o número real de visitantes que você conseguirá para essas palavras-chave geralmente será muito menor.

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